O que fazer em Cuiabá MT

18/11/2016 00:39

VILA DO SÃO GONÇALO - BEIRA RIO

O povoado de São Gonçalo veio a se concretizar com a descoberta das minas do Coxipó do Ouro, em meados de 1719, sendo denominado de Arraial de São Gonçalo Beira Rio, também onde foi lavrada a ata de fundação da cidade de Cuiabá.

A Gastronomia típica feita com peixes locais como Mujica de Pintado, Bagre Ensopado, Ventrecha de Pacu, Caldo de Piranha, Piraputanga assada... Tudo vindo bem fresquinho, diariamente do Rio que margeia toda a comunidade.

 

 

O vilarejo está localizado no bairro Coxipó e é um excelente ponto para quem tem interesse em produtos artesanais, que hoje já fornece pra Tok Stock, que  nos últimos anos tem levado as cerâmicas ribeirinhas de Cuiabá para 15 cidades do país.

 

Outro grande atrativo do São Gonçalo Beira Rio é o Siriri e o Cururu! A primeira delas, o Ciriri é uma dança, coreografada comumente por mulheres em roda ou enfileiradas, batendo pés e mãos e respondendo ao grupo de tocadores de viola-de-cocho, ganzá e mocho.

O Cururu já é um canto religioso, feito para as festas de santos, e caracterizado por um ritmo marcado pelo dedilhado da viola-de-cocho, com poucas notas e muita repetição. O Cururu é executado somente por homens, que se desafiam várias vezes na execução da música. Seu Basílio, conhecido com seu Bagi, é tocador da viola de cocho, profissão que aprendeu desde cedo. “Aprendi com meus pais e já participei de muitas festas”, diz.

 

Essas duas manifestações, ainda vivas na maioria das comunidades da Baixada Cuiabana, se encontram anualmente no Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá, que já se prepara para a nona edição. O evento, promovido pela prefeitura municipal com o apoio do Governo do Estado, tem reunido 40 mil pessoas em três dias, apresentando os principais grupos de várias localidades do estado. O festival ocorre todo ano no final do mês de agosto, no Museu do Rio, no bairro do Porto, com entrada franca. “É uma festa grande, todo mundo vai pra lá e muita gente vai ver os grupos, é um reconhecimento”, completa seu Bagi.

Além do conhecido artesanato, é na comunidade de São Gonçalo Beira Rio que ocorre o evento anual Festa do Peixe, que recebe mais de 40 mil pessoas.

  

 

 O São Gonçalo - Beira Rio está aberto diariamente para quem deseja tomar uma gelada e comer petiscos de peixes do Rio Cuiabá. A Lojinha de artesanato abresuas portas de segunda à sábado das 8h às 17h e domingo até meio dia.


Cadastre-se para receber novidades...

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo